Se eu não fizer o cadastro biometrico, o que acontece?

Cadastro Biometrico

O Cadastro Biometrico ou Recadastramento Biométrico é obrigatório assim como seu título de eleitor. Ou seja, se você tem um título de eleitor ou está acima de 16 anos e deseja votar você precisará fazer o cadastro biometrico.

A biometria nas eleições nada mais é que uma forma de assegurar que somente você mesmo seja o responsável por seu voto, pois ele registra sua digital para liberar o voto junto as urnas eletronicas.

Ou seja, para votar você precisará ter sua digital cadastrada e como o voto é obrigatório o cadastro biometrico também é.

 

Como é feito?

Depende do seu estado/municipio, mas de qualquer forma você deverá procurar o TRE ou um posto competente dessa área (como o Poupa Tempo em São Paulo) para fazer o cadastramento biométrico, onde irão colher sua digital (em um aparelho, fique tranquilo que não irá sujar seu dedo).

É um processo simples e normalmente rápido.

 

Primeiros passos

A primeira coisa que deve fazer é agendar sua visita no posto/TRE onde fará o cadastramento, o site do TRE tem as informações que precisa.

 

O que acontece se não fizer?

Cada municipio tem um prazo limite para fazer o cadastramento e caso você não faça seu título de eleitor será cancelado.

Com isso você não poderá emitir passaportes, algumas restrições de abertura de conta poderão acontecer também. E também se chegarem as eleições não poderá votar e poderá receber um multa por causa disso.