O que acontece se não fizer a biometria

A biometria está vindo para ficar. Nossa justiça eleitoral está passando gradativamente pelo processo de cadastramento biométrico para garantir que o voto de cada eleitor seja dado por ele mesmo.

Biometria

Biometria

A biometria é só o reconhecimento eletrônico de uma identificação única do seu corpo. Atualmente a mais utilizada é a digital.

Isso, em teoria, garante que somente a própria pessoa possa acessar ou fazer uso de alguma função.

Cadastramento Biométrico

O cadastramento biométrico ou recadastramento biométrico é o processo de cadastrar essas digitais no cartorio eleitoral. Isso é necessario para saberem que sua digital é relacionada a seu titulo de eleitor e assim garantir que seu voto foi dado por você mesmo.

Quando devo fazer

Você deve verificar no site do TSE se sua cidade está participando do cadastramento biometrico, pois estão sendo feito as atualizações aos poucos.

Caso esteja, utilize o menu do lado para escolher seu estado (se ele estiver aqui) e tenha mais informações de como deve proceder.

O que acontece se não se cadastrar

Inicialmente você terá seu título de eleitor cancelado até regularizar sua situação, isso impede você de emitir Passaportes e impede alguns outros documentos que precisem do mesmo.

Pode até chegar a ter problema com o CPF e com isso inviabilizar seu crédito e contas bancárias.