Agendamento Biométrico

Agendamento Biométrico: como fazer e por que fazer. Saiba todas informações de como agendar a biometria aqui.

A justiça eleitoral está fazendo o cadastro biométrico dos eleitores, de forma que, dentro de alguns anos, toda a eleição seja conferida apenas com o uso de impressões digitais, extinguindo a necessidade do título de eleitor. Com toda esta tecnologia em prol da nossa democracia, nada melhor do que conhecer melhor esse processo de agendamento biométrico,

Vamos falar da importância do agendamento biométrico, todas as questões relacionadas e ainda mais de onde fazer o seu em vários estados brasileiros.

agendamento biométrico

Qual a importância do agendamento biométrico para a evolução das eleições?

O agendamento biométrico é um projeto que a justiça eleitoral já vem desenvolvendo, de forma gradativa, há vários anos. De forma similar que a urna eletrônica, que também foi testada em vários processos antes de se tornar o padrão,

Da mesma forma, a identificação Biométrica está se tornando, cada vez mais, uma forma de identificar o eleitor, e lhe dar acesso para que seu voto seja registrado, e ainda assim manter a total privacidade do seu voto.

Nesta situação, a tecnologia vem fazendo muito mais pela veracidade e pela legitimidade do processo eleitoral do que qualquer outro processo anterior já tenha feito pela democracia brasileira e até mundial, já que nossa tecnologia de votação é copiada em muitos países do mundo.

Onde e como fazer seu agendamento biométrico?

Para fazer sua parte neste grande avanço tecnológico, entre em contato com o seu cartório eleitoral portando um documento oficial com foto (RG, carteira de trabalho) e seu título de eleitor. Este atendimento precisa ser agendado, para evitar lotação e filas desnecessárias. Este agendamento deve ser feito no TER da sua região, eu está responsável pela zona eleitoral onde você costuma votar.

O atendimento muda um pouco de estado para estados, então daremos alguns exemplos aqui, para que você entenda como funciona.

Agendamento Biométrico – Estados

São Paulo: Os atendimentos no TER são feitos apenas mediante agendamento, que pode ser feito por telefone ou neste link (http://apps.tre-sp.jus.br/AgendaBioOrdinario/publico/index.jsp) . Qualquer atendimento feito nas unidades do poupa Tempo é feito por ordem de chegada.

Rio de Janeiro: Como não existem poupa tempos nem nada similar neste estado, os agendamento precisam ser feitos pelo site do TRE, por meio deste link: (http://www.tre-rj.jus.br/agendamento/publico/registrarAgendamentoEleitor.do?acao=load).

Bahia: aqui o processo, devido à alta quantidade de pequenos municípios, está sendo feito de forma diferenciada. Verifique no site do TRE (http://www.tre-ba.jus.br/eleitor/recadastramento-biometrico/recadastramento-biometrico) as informações detalhadas e informe-se sobre o post do TRE na sua cidade.